1 de março de 2012

Highly sensitive

Eu gostava de saber escrever bem. Mas não sei. Gostava que a escrita fosse o escape perfeito para todos os melodramas que se passam na minha vida. Não é que não o seja, mas o resultado nunca é aquele que eu desejo. Sou sempre demasiado exigente. Quando, milagrosamente, até acho que escrevi alguma coisa decente, não sou capaz de partilhar, porque sei que dias depois, nada daquilo irá fazer sentido. Vão ser apenas meia dúzia de tretas ridículas que escrevi porque queria soltar de forma mais contida as lágrimas que me impedi de chorar, porque os soluços se tornaram insuportáveis de conter, quando tudo o que eu queria era poder chorar ruidosamente sem me preocupar que alguém me viesse acudir.

Eu gostava de saber escrever bem. Mas não sei. Sempre tive esta inquietação, porque, apesar das boas notas a português, de abominar erros ortográficos, assim como as pessoas que os dão, e de invejar profundamente todos aqueles que escrevem bem, as palavras que vou debitando nunca se relacionam harmoniosamente entre si. Parece-me tudo mecanizado, como os exercícios que me obrigam a fazer desde que me lembro. Tenho sido fiel à matemática, mas sempre quis ter um caso com as letras. Não é por acaso que escrever um livro sempre foi um ponto da minha lista de coisas a fazer antes de morrer, mas esta pancada foi-me passando. Porque eu não sei escrever bem. Embora tenha sempre muita vontade de escrever, mesmo nos dias em que estou completamente seca. Mesmo nos dias em que não me apetece falar, as frases constroem-se na minha mente, num ciclo, quase que infinito. Não sei onde vou buscar tanto neurotransmissor, tanta sinapse, tanto romance, tanto drama, tanta comédia, tanto medo, tanta imagem, tanta palavra. Estou exausta, mas eles não me deixam descansar. E, como que rendida, vou clicar no Publicar Mensagem.

13 comentários:

Ricardo disse...

Depende do que consideras escrever bem... Tu lês bem, pelo que vejo da tua lista, e escreves bem, sim, portanto sempre a clicar no publicar mensagem.
(de preferência amanhã queremos um "GANHAMOS! VAMOS SER CAMPEOES!")

Xana disse...

Isso é que era :)

Xana disse...

E obrigada pelo "voto" de confiança :P

Sofia disse...

Ó Xana, mas que disparate! Olha para este post maravilhoso! O blog deve ser para isso mesmo, para erradicar os fantasmas, para "soltar de forma mais contida as lágrimas que me impedi de chorar" (esta frase está magnífica, estou com inveja pura de não a ter escrito eu).

Vá, e agora vem a parte em que eu digo que gosto muito de te ler (porque gosto), que te linkei logo assim que cheguei à blogosfera porque gosto genuinamente do que escreves. Senão não faria comentários quando estás mais que cinco dias sem publicar nada a perguntar se está tudo bem.

Olha, sabes que mais? Dias não dão excelentes posts, já aprendi essa nestes seis meses aqui. E clica mais vezes no Publicar Mensagem, tens sempre um Eliminar a seguir.

Beijinho!

Unknown disse...

Este post está muito bom. Bem escrito ou não, está muito bom.

Para mim, melhor que escrever bem é conseguir captar a atenção do "publico", conseguir tornar as letras em algo cativante e tudo menos aborrecido.
Este post foi um exemplo perfeito disto para mim :)

Xana disse...

Obrigada, Sofia :) deixaste-me um bocado sem jeito agora :P

Como sabes, o teu blog é um dos meus preferidos e acho que tens feito um excelente "trabalho" por aqui :)

Quanto aos "dias não dão excelentes posts", concordo em absoluto, mas são os mais fáceis e os que nos expõem menos...

Xana disse...

faa: obrigada :)

Sofia disse...

Achas que nos expõem menos? Eu acho que não, vê lá. Acho que mostra as nossas fraquezas assim numa bandeja, especialmente quando andamos sempre a responder "Está tudo bem" quando sabemos bem que não está. Já tive mais meltdowns com vocês nestes seis meses do que com os meus amigos 'reais' em dois anos.

Posts de dias não é o que nos torna humanos e reais para quem nos lê. São fáceis, claro, é só deixar as palavras entaladas saírem... Mas deixa a coisa apurar uns dias e quando releres até ficas impressionada.

Xana disse...

Acho que te interpretei mal, quando estava a falar dos posts do dia, referia-me àqueles das peripécias (no meu caso, mais sobre o técnico), enquanto os mais "sentimentais" nos deixam mais expostos a quem nos lê.

Sofia disse...

:)

Outra coisa nada a ver, já pensaste mesmo em ficar cá para Julho? Estas acabaram de confirmar para o Domingo:

http://www.youtube.com/watch?v=BMkqbY0oGKQ

Xana disse...

Não conheço, tenho de investigar :)

Eu já tenho os bilhetes de avião para dia 8 de Julho, é impossível ficar cá mais tempo :(

Aflito disse...

Fui eu quem lhe ditou o post. Todinho! :|

Xana disse...

Tinhas de me vir roubar os créditos, não tinhas? :|